Terça-feira, 3 de Abril de 2007

Na senda da razão.

Há momentos em que procuro descobrir as razões pelas quais justifico a minha existência, descobrir uma razão pela qual este mundo é apetecível, pois muito está fora da capacidade que tenho, por mais que queira mudá-lo existem sempre duas ou três pessoas que o empurram no sentido contrário, seduzidos pela vã ganância, cegos pelo egoísmo do prazer proprio a qualquer preço. Descobrir a razão pela qual me apetece tanto viver, tanto apreciar o momento doce que a vida me presenteia, como provar o amargo da dor e do desespero. São coisas que me escapam à razão, mas que procuro entender. Deleito-me com o gesto de carinho, indigno-me com a crueldade inerente a muitos de nós. Tento, procuro uma luz da razão nesta entropia de sentimentos, sem encontrar resposta. Como é simples! Não há resposta!

Não há razão! A razão não é por ventura nenhuma um sentimento, não se pode aplicar a razão como formula matemática mágica aos sentimentos de cada um! Cada um de nós formula a sua própria razão, baseada em premissas mais ou menos falaciosas, do assassino ao caridoso, do ladrão ao trabalhador... Só assim se consegue sobreviver, pois o ser humano, como se apregoa muito é um animal racional, além de comida alimenta-se de razão. Enchem-se barrigas de razão, a tão usada expressão "Vês? Eu tinha razão", o prazer que suscita (não neguem) ter razão numa qualquer afirmação, opinião. Não importa que se tenha causado meio mundo de sofrimento, que se tenha deixado uma pessoa ou colectivo de pessoas passarem as 'passas do algarve', só para provar a sua razão, para provarmos que somos muito sapientes, para termos o prazer de enchermo-nos de razão.

Eu descobri que a razão só é boa no domínio da ciência e que só nesse caso se deve utilizar, onde não há sentimentos envolvidos.

Estou: Pensador
publicado por lastpoet às 06:49
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De confissoesdeumasurda a 4 de Abril de 2007 às 13:00
Mor, temos os nossos momentos, mas sorri sempre mesmo que a vida não te dÊ motivos para isso! ** ILY

Comentar post

--mais sobre mim

--pesquisar

 

--Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

--recentes

-- Fazes-me feliz :)

-- Aniversário

-- Sempre no meu coração!

-- Ternura....

-- Meu amor...

-- Na senda da razão.

-- Serei eu maluco ou...

-- 2 Meses, e Muito Amor, ca...

-- 1 mês de pura felicidade

-- O meu primeiro post :)

--arquivos

-- Dezembro 2007

-- Agosto 2007

-- Junho 2007

-- Maio 2007

-- Abril 2007

-- Março 2007

-- Fevereiro 2007

-- Janeiro 2007

--tags

-- todas as tags

--links

--Uhh Many :)

Palm Springs Condos
Razr
blogs SAPO

--subscrever feeds